A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou, nesta quarta-feira (14), a ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população com mais de seis meses de idade. A decisão tem como objetivo combater a baixa cobertura vacinal registrada até o momento e conter o avanço do vírus Influenza, que costuma circular com mais intensidade entre março e agosto.
De acordo com a pasta, mais de 2.800 salas de vacinação estão ativas em todos os 184 municípios do estado, além do Arquipélago de Fernando de Noronha, facilitando o acesso da população ao imunizante.
Por que a vacinação da vacina da gripe em Pernambuco foi ampliada?
A medida tem caráter emergencial diante da baixa adesão da população à campanha. Dados oficiais apontam que, até agora, apenas 19,5% do público-alvo prioritário foi vacinado:
- 21,0% dos idosos (300.054 doses)
- 18,2% das crianças (148.545 doses)
- 7,4% das gestantes (6.459 doses)
Antes da ampliação, a campanha previa imunizar cerca de 2,33 milhões de pessoas dos grupos prioritários, como gestantes, crianças menores de 6 anos, idosos e trabalhadores da saúde. A nova medida estende a proteção a todos os pernambucanos com mais de seis meses de idade.
Impacto da vacina contra a gripe
A vacina da gripe em Pernambuco é considerada fundamental para reduzir o número de hospitalizações e evitar complicações respiratórias, especialmente neste período do ano em que há um aumento dos casos de síndromes gripais e doenças como a Covid-19 e o vírus sincicial respiratório (VSR).
“A expansão da vacina da gripe é essencial e traz muitos benefícios. A baixa adesão à vacinação sobrecarrega o sistema de saúde. Com a vacinação ampla, reduzimos a circulação do vírus e protegemos a população”, destacou a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.
Vacina da gripe integra calendário nacional
Desde 2025, a vacina da gripe passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação como imunização de rotina. No entanto, o Ministério da Saúde ainda mantém o foco principal nos grupos prioritários. Com a ampliação anunciada pelo governo estadual, Pernambuco se destaca como uma das unidades federativas que mais reforçam a cobertura vacinal da população geral.
Onde se vacinar?
A vacinação está disponível nos postos de saúde municipais, além de pontos estratégicos como:
- Mercados públicos (em algumas cidades como Recife, até o dia 19)
- Unidades móveis em feiras e eventos
- Clínicas da família e centros de saúde
A orientação é levar um documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.
“Dia D” vacinou mais de 100 mil pessoas
No último sábado (10/05), Pernambuco participou do Dia D de Mobilização contra a Influenza, uma ação nacional para aumentar a cobertura vacinal. Em apenas um dia, mais de 100 mil pernambucanos foram vacinados, com apoio das equipes municipais em unidades do Litoral ao Sertão.