Um problema na rede do Sistema Financeiro Nacional provocou instabilidade no Pix nesta sexta-feira (7), impedindo a realização de transações em alguns bancos e para determinados usuários. Segundo o Banco Central (BC), responsável pelo sistema, a situação está sendo normalizada ao longo da tarde.
Em nota, o BC esclareceu que seus próprios sistemas não foram afetados, mas que houve falhas na rede que interliga as instituições financeiras ao Banco Central.
“Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência foram acionados, e a situação já está retornando à normalidade”, informou o Banco Central.
Instabilidade no Pix: Reclamações e Impacto nos Bancos
De acordo com o site Down Detector, que monitora reclamações sobre serviços digitais, os relatos de falhas no Pix começaram por volta das 12h30. O pico foi registrado às 13h17, com 1.519 reclamações em um único minuto. Após esse horário, o volume de queixas começou a cair, chegando a 172 registros às 14h17.
Normalmente, o Down Detector registra cerca de uma reclamação por minuto relacionada ao Pix.
Os clientes das seguintes instituições relataram dificuldades no uso do sistema de pagamentos:
Itaú
Banco do Brasil
Caixa Econômica Federal
Nubank
Bradesco
Inter
C6 Bank
Santander
Sicoob, entre outros.
O Banco Central segue monitorando a situação e recomenda que os usuários tentem refazer as transações caso ainda encontrem dificuldades.