Segurados do INSS Podem Pedir Devolução de Descontos Indevidos pelo aplicativo Meu INSS

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Segurados do INSS Podem Pedir Devolução de Descontos Indevidos pelo aplicativo Meu INSS

Milhões de aposentados e pensionistas estão sendo notificados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre descontos indevidos em seus benefícios. Segundo o próprio INSS, cerca de 9 milhões de segurados podem ter sofrido cobranças não autorizadas por entidades e associações, e agora podem pedir a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo Meu INSS, pelo site meu.inss.gov.br, ou pelo telefone 135.

A partir do dia 14 de maio, o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” passou a permitir que o beneficiário veja a qual entidade seu desconto está vinculado. Caso o desconto não tenha sido autorizado, ele pode ser contestado e o valor solicitado de volta, de maneira prática e segura, pelo próprio aplicativo.

Como solicitar a devolução dos descontos indevidos no INSS

Para acessar a notificação e pedir a devolução, o segurado deve:

  1. Baixar gratuitamente o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.
  2. Criar uma conta com CPF e senha no sistema Gov.br.
  3. Entrar no app e clicar no sininho do canto superior direito.
  4. Ir em “Configurar Notificações” e permitir o recebimento das mensagens.

Também é possível fazer o login usando o internet banking de bancos credenciados. A senha do Gov.br serve para todos os serviços públicos digitais integrados.

INSS alerta para golpes

O INSS reforça que não faz contato por telefone ou SMS para tratar de devolução de valores. Toda comunicação será feita exclusivamente via notificação dentro do aplicativo Meu INSS.

Para confirmar informações oficiais com segurança, o instituto orienta que os segurados consultem o site gov.br/inss ou os perfis verificados nas redes sociais.

A central de atendimento 135 também está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para evitar filas de espera, os horários ideais para ligar são após as 16h e aos sábados.

Atendimento presencial em negociação

Visando ampliar o acesso ao serviço, o governo federal estuda firmar parceria com os Correios para utilizar a rede de 8.500 agências em todo o Brasil como ponto de apoio aos segurados que não utilizam meios digitais.

Notificações personalizadas no Meu INSS

O sistema de mensagens do app Meu INSS está enviando dois tipos de notificação:

  • Para quem teve desconto não autorizado, com orientação para solicitar devolução.
  • Para quem não teve nenhum desconto, garantindo que o benefício está regular e sem cobranças indevidas.

“Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”, diz a mensagem oficial do INSS.

A medida é parte de uma ampla operação de revisão e combate a fraudes em benefícios previdenciários, que ganhou força após investigações revelarem irregularidades cometidas por entidades associativas.

Imagem: Agência Brasil

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